O CORREDOR

Roberto R. da Encarnação, nasci a 12 de março de 1968. Praticante de corrida de rua há apenas 04 anos, tão logo estreei em competição na Corrida Sagrada de 2007 - que tem o mesmo percurso da lavagem do Bonfim - passei a buscar desafios maiores. Favorecido pelo condicionamento adquirido em décadas na prática de pedaladas pelo Brasil afora, em pouco tempo de passadas já havia virado um Maratonista, tendo completado neste curto tempo 05 maratonas e 01 ultra e, para além disso, me tornado um apaixonado por esta arte de seguir em frente colocando um pé adiante do outro.

EXPLICANDO DATA E DESTINO

Nasci e vivo em Salvador e logo com dois meses de competição fui participar de uma prova de rua em comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju (17 de março), que tem sua largada na histórica cidade de São Cristovão (antiga capital de Sergipe) e, após 25 km de muito sobe e desce e de grande apoio popular chega-se a Aracaju.

Portanto, a idéia é sair de Salvador no dia 10 de março e, correndo em torno de uma maratona por dia (42,195 metros) chegar em Aracaju no dia 16 de março para no dia seguinte fechar o projeto com chave de ouro participando da 28ª Corrida Cidade de Aracaju.

VAMOS TENTAR JUNTOS?!



sexta-feira, 18 de março de 2011

FECHANDO COM CHAVE DE OURO NA CORRIDA CIDADE DE ARACAJU

Na tarde do dia da nossa chegada (16 de março) recebemos a visita, na Pousada em que estávamos hospedados, de Adautro, Valdir e Carlos (todos eles marcaram presença no dia da largada do Desafio), que vieram para disputar os 25 km da Corrida de Aracaju, tendo como "motorista" o filho de Valdir. Foi muito legal, saímos para tomar açaí, contando estórias e dando muitas risadas.
À noite encontrei Edson Barbosa (na Região dos Lagos trotando junto com nada menos que Frank Caldeira), que me disse estar sabendo que tinha uns "malucos" que estavam correndo de Salvador a Aracaju, mas não tinha idéia que eu estava no meio.
Eu, Gil e "Titia" Lalá finalmente assistimos ao hilariante filme "Maratona do Amor" (que trazíamos desde o primeiro dia e não encontrávamos tempo ou disposição para vê-lo), antes de irmos comemorar nosso feito com pizza e sangria na Pizzaria D'Oro.
Ontem, dia 17, era a primeira vez em 07 dias que não tinha obrigação de madrugar. Mas o corpo habituado não me deixou ficar na cama por muito tempo e às 5:00 da manhã já estava de pé. Preparei-me para fazer um trote de meia hora buscando destravar as pernas e chegar menos rígido na Corrida Cidade de Aracaju que se realizaria à tarde. Antes de sair, arrisquei uma passada no quarto de Gil e ele, também já acordado, topou o trote na orla.
Estivemos no Cotinguiba para pegar o kit e lá fomos bastante saudados pelos corredores que já sabiam de nossa viagem e também pelos que ficaram sabendo por lá através de outros atletas ou mesmo através dos jornais. Adhemar, Joel e Ângela já estavam lá. Este ano, pela primeira vez, o chip foi entregue junto com o número de peito, algo que venho solicitando sempre que entro em contato com a Funcaju.
Almoçamos cedo. Descansamos e às 15:00 fomos para a largada na Cidade de São Cristóvão. Para variar cheguei quase em cima da hora (rs). O povo sergipano como sempre estrelou o espetáculo que é esta prova.
Confesso que estava muito curioso em saber como seria meu comportamento nesta prova. Há dias que não conseguia me livrar do ritmo de 9 km/h que é bem distante dos quase 15 km/h a que estou acostumado em provas de média distância. Combinei com Gil de sairmos bem tranquilos tentando acompanhar minha prima Ângela, que tinha chance real de ser pódio, e assim fiz até o km 10, quando a deixei para seguir meu próprio ritmo. Passei os 12 km com 01 hora, festejando mentalmente haver me desgrudado do ritmo necessariamente conservador do Desafio, e para os 13 km restantes gastei exatamente mais 01 hora, perfazendo o total de 01h 59m 49 seg, algo somente em torno de 10 minutos a mais do meu tempo normal. Considerando toda distância percorrida esta semana, realmente foi um fechamento com chave de ouro!
Após a chegada, juntamente com Gil (que também passeou na prova e chegou apenas alguns segundos depois de mim) e Carlos, saímos trotando até encontrarmos Ângela para incentivá-la nos kms finais da prova. A premiação por faixas em Aracaju é até o 5° lugar e nossas maiores esperanças de pódio (Ângela, Adautro e Carlos) acabaram não conseguindo ficar entre os 05. Ainda não vimos o resultado oficial, mas pelos tempos divulgados dos quinto lugares, é muito provável que os três tenham batido na trave e ficado em 06° lugar em suas categorias. Tudo bem galera, ano que vem, se Deus permitir, estaremos de volta.
Boa noite!














6 comentários:

  1. Salve irmaozinho
    Nao é mesmo algo que se pode ver o tempo todo... "Oito Maratonas em Oito Dias - ou quase" parece título de livro né? mas foi usado... :(
    Quando eu crescer quero ser igual ao senhor :)

    Parabens a vc irmaozinho e a Gil (o monstro) tbm...

    abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Olá Rô!
    Foi uma experiência maravilhosa! Deus sempre dispõe as coisas da única forma possível. Coloquei atrasado um vídeo da chegada da última etapa, já viu? Obrigado por ter ficado por perto estes dias, esta sintonia alimenta nossas forças.
    Gil (o monstro) manda lembranças!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!Belo percurso que você fez....de muita garra.

    Desejo muita saúde nos demais projetos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! É bom "ouvir" finalmente minha primeira seguidora... rs. Saúde e Paz para você também.

    ResponderExcluir
  5. RSRS a nota do jornal ficou engraçada...rsrs
    Parabéns Roberto!
    Sabia que ia consegui estava tudo certinho.
    Agora você pretende ir pra onde correndo?
    Sucesso nas próximas provas!
    E na medida do possível, estamos ai pra treinar também!

    ResponderExcluir
  6. Caro Alan, rs. Parece que todos já sabiam que eu iria conseguir, só eu mesmo andava cheio de medos de não dar certo..rs. Meu próximo objetivo é fazer um pódio nos 52 km do Desafrio Uribici em junho. Os treinos começam já esta semana. Certamente teremos oportunidade de unir nossos treinos. Obrigado pela força o tempo todo.

    ResponderExcluir