O CORREDOR

Roberto R. da Encarnação, nasci a 12 de março de 1968. Praticante de corrida de rua há apenas 04 anos, tão logo estreei em competição na Corrida Sagrada de 2007 - que tem o mesmo percurso da lavagem do Bonfim - passei a buscar desafios maiores. Favorecido pelo condicionamento adquirido em décadas na prática de pedaladas pelo Brasil afora, em pouco tempo de passadas já havia virado um Maratonista, tendo completado neste curto tempo 05 maratonas e 01 ultra e, para além disso, me tornado um apaixonado por esta arte de seguir em frente colocando um pé adiante do outro.

EXPLICANDO DATA E DESTINO

Nasci e vivo em Salvador e logo com dois meses de competição fui participar de uma prova de rua em comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju (17 de março), que tem sua largada na histórica cidade de São Cristovão (antiga capital de Sergipe) e, após 25 km de muito sobe e desce e de grande apoio popular chega-se a Aracaju.

Portanto, a idéia é sair de Salvador no dia 10 de março e, correndo em torno de uma maratona por dia (42,195 metros) chegar em Aracaju no dia 16 de março para no dia seguinte fechar o projeto com chave de ouro participando da 28ª Corrida Cidade de Aracaju.

VAMOS TENTAR JUNTOS?!



quarta-feira, 2 de março de 2011

FELIZ FARTLEK DOS 70

Desde o começo do ano que toda quarta-feira é dia reservado para correr entre 18 e 22 km em fartlek. Ao longo destes dois meses, como gosto de variações, andei realizando meus 03 minutos de acelerações x 02 minutos de trotes em diversos lugares de Salvador, entretanto, foi bem pertinho de casa (Cajazeiras), que "criei" um circuito de 4,5 km de muito sobe e desce conseguindo desenvolver um treino que contempla várias faixas de frequência cardíaca e que pode satisfazer corredores de diversos níveis.
Convidei, como sempre, muita gente pra participar deste que era o último dia de treino em fartlek. Ângela, Audir, Alan, Joel, Gil e até Valdir, que chegou na terceira volta, atenderam a meu pedido e às 5:40 começamos a brincadeira: 4 voltas de 4,5 km, sendo que pelo menos 3 km deste total é de aclive ou declive.


A PRIMEIRA VOLTA (4,5 km)
Para os que estão retornando à corrida ou já passaram um pouquinho do início, a primeira volta já é um desafio por conta das ladeiras, mas é algo que se torna mais fácil transpor por contar com o incentivo e a companhia de outras pessoas que, mesmo estando melhor condicionadas, seguem atrás aproveitando para, além de dar uma força, fazer um belo aquecimento. Quando disparo os convites aos "novatos" sempre ressalto que ele precisará estar na largada para que possa acontecer essa simbiose.
Hoje, o puxador era Audir, que está retornando ao atletismo. Ele não está muito à vontade com isso e já avisou que breve teremos que achar outro "coelho" rs. Completamos a volta em 29'59.
A SEGUNDA VOLTA (9,0 km)
Deixo aos iniciantes o livre arbítrio para decidir entre parar ou tentar uma segunda volta, afinal de contas meia hora já pode ser um bom tempo de treino. Aos que estão retornando às passadas geralmente incentivo para mais uma volta e para o povo acostumado com a correria, agora devidamente aquecido, é hora de iniciar as acelerações.
Seguimos o valoroso Audir por mais 800 metros da segunda volta. Despedidas, recomendações e pé na tábua. Completamos a volta em 24'58.
A TERCEIRA VOLTA (13,5 Km)
Para correr mais 4,5 km em ritmo de acelerações/desacelerações já há que se ter um condicionamento bem razoável. Aí só vão ficando os cascudos. Ângela, que passou a ser a pessoa mais lenta entre nós, foi quem mereceu os carinhosos vai..vai..vai.. e fechamos esta etapa, já com a companhia de Valdir, em 25'02.
A QUARTA VOLTA (18,0 Km)
Na quarta volta o ritmo é liberado. É uma grande oportunidade de fazer um treino contra o relógio. E cada um manda ver do jeito que pode rs.
Nossos tempos de hoje:
Alan - 17:45
Valdir - 18:15
Roberto (eu) 18:34
Gil - 20:31
Joel - 25:32
Ângela - 26:04
Sempre deixamos garrafas de água em dois pontos do percurso. Ao final fazemos mais alguns minutos de trote ou mesmo encaramos mais uma volta como desaquecimento.
* * *
Foi mais um belo dia de treino. Todos saímos eufóricos e com a gostosa sensação de dever cumprido. Mas talvez vocês estejam se perguntando qual o caso deste número 70 após a palavra Fartlek lá no título.
Explico.
02 de março é dia do aniversário de Sr. Osvaldo, o homem que além de me ter gerado (pra mim é sempre o homem quem faz isso primeiro), ao se separar de minha mãe biológica, tomou a atitude, pouco usual para os padrões da época, de levar-me junto com ele para me criar e educar, sendo até hoje, entre outras coisas, meu maior exemplo de caráter e honestidade.
Nós que temos filhos sabemos quanta preocupação nos causam os seus primeiros passos. Sempre precisarei agradecer ao meu pai pela coragem e confiança de conceder-me liberdade desde muito cedo para que eu pudesse escolher meus vôos pela vida.
70 ANOS! Nem parece! Desejo que a essência da boa energia, que geramos nesta manhã de treino tão feliz, viaje calmamente pelo espaço e o alcance lá em Amargosa, onde se Deus quiser estaremos juntos no Carnaval.
Feliz Aniversário, meu pai!

Um comentário:

  1. Eh, Roberto, estarei torcendo por vc em todo seu percurso de vida. Para vc desejo Sucesso e muita diversão.
    Bjs da Nannn.

    ResponderExcluir