O CORREDOR

Roberto R. da Encarnação, nasci a 12 de março de 1968. Praticante de corrida de rua há apenas 04 anos, tão logo estreei em competição na Corrida Sagrada de 2007 - que tem o mesmo percurso da lavagem do Bonfim - passei a buscar desafios maiores. Favorecido pelo condicionamento adquirido em décadas na prática de pedaladas pelo Brasil afora, em pouco tempo de passadas já havia virado um Maratonista, tendo completado neste curto tempo 05 maratonas e 01 ultra e, para além disso, me tornado um apaixonado por esta arte de seguir em frente colocando um pé adiante do outro.

EXPLICANDO DATA E DESTINO

Nasci e vivo em Salvador e logo com dois meses de competição fui participar de uma prova de rua em comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju (17 de março), que tem sua largada na histórica cidade de São Cristovão (antiga capital de Sergipe) e, após 25 km de muito sobe e desce e de grande apoio popular chega-se a Aracaju.

Portanto, a idéia é sair de Salvador no dia 10 de março e, correndo em torno de uma maratona por dia (42,195 metros) chegar em Aracaju no dia 16 de março para no dia seguinte fechar o projeto com chave de ouro participando da 28ª Corrida Cidade de Aracaju.

VAMOS TENTAR JUNTOS?!



quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ENDORFINAS - "Barato" de corredor - Treino de hoje

Pesquisadores alemães informaram no Jornal "Cerebral Cortex":   "correr realmente descarrega endorfinas no cérebro. As endorfinas são associadas às mudanças de humor, e quanto mais  sao liberadas do corpo de um corredor maior é o efeito".  Faz um tempão que já sabíamos disso. Nem precisávamos desse endosso científico. Duvida?

04  e meia da manhã, no céu pesadas nuvens negras  e a perspectiva de em poucos minutos saírem numa jornada de 23 kms, a pé,  enfrentando ladeiras e   a chuva que ameaçava precipitar-se, ou quiçá o sol que lutava bravamente para  iluminar o dia. E por isso se encontram tão felizes. Feito crianças, antecipadamente vibram pelo que virá.

Os primeiros passos servem para afirmar  a alegria de serem companheiros naquela "viagem" - e se vão barulhentos a incentivar-se uns aos outros. À euforia dos primeiros minutos segue-se um silêncio em que é possível ouvir a cadência das pisadas e, neste momento, cada um deles vai ajustando seu ritmo para que permaneçam próximos entre si. Os passos vão se casando com a respiração e paulatinamente vão perdendo o contato com o mundo exterior, os rostos vão ficando mais relaxados, os olhos vão se perdendo no infinito. Nenhuma dor os alcança. As palavras já não são necessárias, comungam na corrida-deles-de-cada-dia e assim vão por milhas e milhas avançando em direção à linha de chegada.

À medida que se aproximam do final, vão despertando dos seus "sonhos", voltam as conversas, os risos, os elogios, as provocações. Qualquer coisa é pretexto para celebrar o fato de estarem ali. Em pouco tempo, inevitavelmente, cada um deles à sua maneira, encontrar-se-á com Deus num silencioso e profundo: muito obrigado!


  Cheios de endorfina no Dique do Tororó - Joel, Pataro, Alan, Carlos e eu


O treino de hoje foi massa! Obrigado pela companhia, amigos!

5 comentários:

  1. Estamos ai Roberto!
    Nos últimos metros finais sabia que não iria subi a ladeira da Fonte Nova pois Joel estava com pressa então resolvi correr mais forte dando uma volta no dique, temos que sai mais cedo para esses treinos pois Joel sempre tem pressa de voltar. Mas foi legal o treino, Só que a chuva poderia ter chegado antes... rsrs Gosto de correr na chuva. Bons treinos e qualquer treino que esteja ao meu alcance é só me chamar! Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. regionalbike@hotmail.com21 de janeiro de 2011 às 15:59

    Em primeiro lugar agradecer a voçê por ter mim dado uma grande força para iniciar a correr pois era um grande sonho. isso aconteceu e mudou minha vida.antes achava impossivel mas hoje com sua ajuda treino corro com muito prazer.falando de ontem foi muito bom correr no centro pena que estava com compromisso no trabalho. prá mim é um privilégio correr com tanta jente boa,se Deus quiser iremos juntos para aracajú... joel

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte pra vocês, estarei lá na linha de saída só pra desejar boa sorte.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Roberto, gostaria muito de falar com você. Gostei da idéia do desafio ULTRAMARATONA SSA/AJU e acho que poderia ser um evento bacana encerrando com os 25km de lá. Meu e-mail é sandragrisi@yahoo.com.br e meus contatos tel: 3248-8720 e 9966-4417.
    Estou pronta a colaborar no que me for possível ao tempo em que quero participar dessa ULTRAPROVA.
    Obrigada,
    Sandrinha Grisi
    ULTRAMARATONISTA

    ResponderExcluir
  5. ULTRA Sandrinha, Seja muito bem vinda por aqui. Fiquei muito feliz por encontrar seu comentário. Parabéns pela força e obrigado pela vontade tanto de colaborar quanto de correr. Abraço

    ResponderExcluir