O CORREDOR

Roberto R. da Encarnação, nasci a 12 de março de 1968. Praticante de corrida de rua há apenas 04 anos, tão logo estreei em competição na Corrida Sagrada de 2007 - que tem o mesmo percurso da lavagem do Bonfim - passei a buscar desafios maiores. Favorecido pelo condicionamento adquirido em décadas na prática de pedaladas pelo Brasil afora, em pouco tempo de passadas já havia virado um Maratonista, tendo completado neste curto tempo 05 maratonas e 01 ultra e, para além disso, me tornado um apaixonado por esta arte de seguir em frente colocando um pé adiante do outro.

EXPLICANDO DATA E DESTINO

Nasci e vivo em Salvador e logo com dois meses de competição fui participar de uma prova de rua em comemoração ao aniversário da cidade de Aracaju (17 de março), que tem sua largada na histórica cidade de São Cristovão (antiga capital de Sergipe) e, após 25 km de muito sobe e desce e de grande apoio popular chega-se a Aracaju.

Portanto, a idéia é sair de Salvador no dia 10 de março e, correndo em torno de uma maratona por dia (42,195 metros) chegar em Aracaju no dia 16 de março para no dia seguinte fechar o projeto com chave de ouro participando da 28ª Corrida Cidade de Aracaju.

VAMOS TENTAR JUNTOS?!



domingo, 16 de janeiro de 2011

FRACIONADO


Trotando no "pinicão"
Hoje fui fazer pela primeira vez um treino fracionado: 3 etapas de 10 km com intervalo de 10' de trote entre elas. Este treino, segundo definição de Marcelo Augusti, "é muito parecido com o intervalado em relação à distância definida, velocidade determinada e recuperação fixa. A diferença é que pode ser realizado em rua também, e as distâncias de treino são maiores, entre 3 a 10 km. O objetivo do fracionado é percorrer frações da distância competitiva em um ritmo médio superior ao ritmo médio que se pretende fazer na prova, trabalhando a resistência específica".
No meu caso específico, logo de cara percebi que "encaixar" o ritmo  é que seria o "x" da questão. Era preciso enganar os mecanismos de auto-preservação para fugir do ritmo de longão sem, contudo, esquecer completamente dos 20 km restantes, sob pena de "quebrar"  do meio pro fim do treino por causa de um início muito forte.
Tive companhia em todos os 3 "tiros" (o que influenciou um pouco no ritmo, principalmente nos últimos 10 km), mas acho que tive um bom começo: 1º tiro, 47'59''; 2º tiro, 48'09'' e o 3º, 51'15''. No final (após mais de 30 km) ainda deu para brincar e finalizar com um tiro de 1000 metros para 3'58''.
De todo jeito até o final do projeto, a cada 15 dias, minha planilha me dará uma nova chance de aprendizagem.


Um comentário:

  1. Muito bom treino Roberto.
    Mas aconteceu algo que não foi muito legal... os dois últimos tempos subiram, mas isso é coisa que você já sabe porque... e vai continuar sabendo, eu ainda erro no ritmo de saída algumas vezes também, é algo complicado de ser aprender mesmo.
    Mas iremos chegar a maturidade atlética e fazer e correr mais com a razão sem deixar a emoção de lado.

    ResponderExcluir